domingo, 7 de setembro de 2008

Comunicado da Presidente

Caros alunos!

Estamos enviando este email, para pedir que aqueles que estiverem de acordo com o Estatuto da Formatura, no próximo encontro presencial nos traga o TERMO DE ADESÃO assinado para que possamos iniciar os nossos trabalhos.

Pedimos para a Secretária Hilda Formicolli, que nos traga a Ata pronta para que possamos juntá-la aos documentos para abrir a conta poupança

Comunicamos que já fizemos um levantamento de opções de contas em três diferentes Bancos e a mais em conta é a conta poupança. Maiores detalhes serão passados no próximo encontro que será dia 26 e 27 de setembro na aula presencial de Psicologia.

Para abrirmos a conta poupança precisamos de dinheiro das mensalidades para depositar, para tanto estamos pensando em fazer um carnê para pagamento das mensalidades, se fizermos boleto bancário terá uma despesa maior e teremos que aumentar o valor da mensalidade, por isso estamos optando por conta poupança.


Qualquer dúvida nos mande as perguntas que responderemos via e-mail.

Abraços!

Presidente da Comissão de Formatura: Aluna Elisangela
Tesoureira: Tutora Tereza

Comissão de Comunicação Social


Carlos Alberto P. Santos
email: betoterra2005@hotmail.com

Comissão de Eventos 3


Claudilene da Silva
e-mail: clauddasilva@hotmail.com

Comissão de Eventos 2


João Henrique Ferreira da Cunha
e-mail: henrique.ferrer@hotmail.com

Comissão de Eventos 1


Dinízia Franck
e-mail: dini_frank@hotmail.com

Nossa Tesoureira


Teresa Loução
e-mail: terezaloucao@hotmail.com

Nossa Secretária


Hilda Formicoli Cappellari
e-mail: hilda_micoli@hotmail.com

Nossa Presidente


Elisangela Giordana Guedes
e-mail: eli_giordana@yahoo.com.br

O Buffet dicas

BUFFET
Desde o contato inicial entre o cliente e a empresa de buffet até o grande evento, a prestação do serviço requer muito planejamento e preparação.
A comida em si é a grande estrela do mundo do buffet, mas não é a única parte da equação. O buffet deve estar por dentro de todo o planejamento do evento. Com o clima certo, você pode apelar para todos os sentidos e fazer um evento especial e memorável. É claro, uma comida linda pode apelar para o seu senso do paladar, olfato e visão, talvez até o tato, mas não deve brilhar mais do que o resto do evento. Os buffets geralmente trabalham para que cada peça do quebra-cabeça, desde a decoração até os cristais, causem o mesmo impacto.


Os primeiros passos para o sucesso


Depois de fazer contato com a empresa, o próximo passo será levantar o que a turma necessita e apresentar tudo. Este processo normalmente começa com uma reunião entre a empresa e o cliente. O representante do serviço ao cliente deve captar o máximo de informações que puder para preparar uma proposta. Como cliente, a turma deverá estar pronta para responder a questões como:
• Qual é a data e o horário previsto para o evento?
• Quanto se deseja gastar com buffet?
• Quantas pessoas serão convidadas?
• Qual será o local do evento?
É claro que, dependendo de algumas peculiaridades da festa, outras questões podem e devem surgir na conversa. O importante aqui é se ter a consciência da importância desse primeiro contato, pois ele influenciará bastante na proposta da empresa. Se já se tiver uma idéia de como se quer o evento, é preciso ser bastante claro nas explicações.
Quando a empresa entender as expectativas e souber da disponibilidade de recursos, analisará o que pode ser feito. Caso a proposta não seja interessante para a turma, não é o fim do mundo. Só significa que é hora de mais conversa. É importante lembrar que os profissionais do buffet têm conhecimento das dificuldades que as comissões de formatura enfrentam e estão sempre preparados para ajudar.
É comum os formandos terem algo bem definido em mente e descobrirem que, com o número esperado de convidados, o orçamento da turma não é suficiente para se realizar o evento como imaginado. Parte-se então para uma revisão das prioridades dos formandos:
• A festa deve ser bastante formal ou não há problema em ser um pouco informal?
• É possível reduzir o número de convidados?
• É possível remanejar recursos de outro ítem da formatura? Procurar um salão mais barato, simplificar a decoração ou o convite, etc?

A proposta


A base da proposta é a informação colhida em uma conversa inicial sobre as comidas ou em uma reunião com o futuro cliente. É preciso se discutir a respeito de comidas favoritas ou idéias de cardápio, bebidas, lista do equipamento que será alugado, qual equipe necessária, a quantidade de comida e as taxas de bebida.
É bom procurar turmas recém-formadas que contrataram a empresa em questão e saber a opinião dessas pessoas, descobrir a respeito de sua satisfação ou não com os serviços prestados. Analise completamente a estrutura da empresa para que não ocorra imprevistos ou situações indesejáveis.
Após a aceitação da proposta, a empresa de buffet deve marcar outra reunião para discutir a decoração. A interação dos profissionais da empresa responsável pela comida com os decoradores é muito importante para a composição do ambiente e da compatibilidade dos ornamentos com os utensílios, taças e talheres.
As empresas de decoração, cerimonial e assessoria de eventos podem apresentar vários projetos que mostrem exatamente como tudo deve ser, inclusive o local dos utensílios, permitindo que a equipe do buffet tenha um mapa preciso do evento.
Uma das ferramentas mais valiosas no planejamento e execução de um evento é a programação detalhada. O buffet tem que considerar muitos fatores antes de finalizar a sua programação.
Se o evento conta com aluguel de aparatos que tem um tempo determinado para devolução, é preciso gerenciar bem o tempo e executar tudo dentro do programado.

Organização no dia do evento



O grande dia chegou. Nada pode passar despercebido. Toalhas, copos, bandejas, potes, panelas, toda a prataria e o que mais estiver na lista, tudo tem que ser conferido rigorosamente.
A equipe do buffet deve transportar os suprimentos para o local do evento. Se o local conta com uma cozinha, a equipe deve descarregar todo o equipamento e a comida rapidamente e então, organizar as mesas e as cadeiras de acordo com a planta baixa. Normalmente, o representante dos serviços ao cliente ou coordenador é quem planeja o evento e toda a organização. Às vezes, a empresa tem que executar esse trabalho de arrumar a casa em parceria com outros fornecedores. Este é o ponto em que uma programação detalhada, a planta baixa e o esboço da festa têm que estar à mão. Graças ao plano, o florista sabe onde colocar os arranjos, os músicos sabem onde instalar seus instrumentos, etc.


O serviço


Com toda equipe contratada devidamente ciente de suas responsabilidades, o evento deve correr tranqüilamente. Durante o decorrer do evento, o coordenador continua fiscalizando cada detalhe, certificando-se de que o planejamento prévio esteja sendo seguido à risca.

Dicas úteis para a Formatura

CERIMONIAL
Muitas vezes, eventos que tinham tudo para terem sido um grande sucesso acabam gerando situações incômodas, com conseqüências graves. Em outras situações, podem simplesmente deixar transparecer certa desorganização, o que, por vezes, gera desconforto e apreensão. Um momento desagradável nunca é esquecido por aqueles que se vêem diante de fatos constrangedores ou incômodos durante a festa.
Alguns detalhes podem parecer pequenos se vistos isoladamente, mas fazem todo o conjunto da obra. É preciso que se atente desde os detalhes da decoração até o cumprimento de normas de segurança ou até mesmo leis, que freqüentemente são ignoradas ou desconhecidas.

Para que sua festa dê à sua turma e a todos seus convidados apenas lembranças agradáveis, aí vão algumas dicas:

1 - House Mix


A house mix é a plataforma de controle de som, que fica localizada no centro do salão. O mapeamento das mesas é feito bem antes do evento acontecer e tanto os formandos quanto os organizadores muitas vezes se “esquecem” desse detalhe. No momento de montar o salão, quando se dão conta da house mix, pode ser necessário mudar todo o mapa das mesas do evento.

2 - Manobrista



É desaconselhável que os formandos contratem os manobristas diretamente, pois quaisquer danos ocorridos nos automóveis dos convidados, a responsabilidade será da comissão de formatura e não dos manobristas. Caso o espaço alugado para o evento já possua manobristas exclusivos, então recomenda-se que conste no contrato que a responsabilidade é exclusiva da empresa que oferece o serviço, de forma a isentar a comissão de formatura de quaisquer responsabilidades.

3 - Marcação da hora



O tempo necessário para que todos os convidados estacionem e adentrem-se ao local do evento é de aproximadamente uma hora. Portanto, é aconselhável que as portarias sejam abertas 1 hora antes do início do evento. É interessante que essa informação conste no bilhete individual de cada convidado.

4 - Montagem


Na hora de contratar o espaço para realização do baile, a comissão deve estar atenta para o tempo disponibilizado antes do evento para que sejam montados os equipamentos de som, palco, decoração, mesas, etc. As equipes de montagem deverão ter pelo menos 12 horas para trabalhar antes do início da festa.

5 - Pagamento de quebras e perdas


Ao planejar a arrecadação de recursos, a comissão não pode se esquecer de que serão cobradas à parte as quebras e perdas durante a festa. Atentando-se para isso, evita-se que os membros da comissão tenham que arcar com os prejuízos após a dissolução da mesma.

6 - Ambulâncias e paramédicos


A presença de ambulâncias e paramédicos são exigidas nos bailes. Ao se fazer a comparação de valores para escolher a empresa de cerimonial ou assessoria a ser contratada, a comissão deve estar atenta à inclusão ou não deste item, que garante atendimento médico aos convidados que por ventura se machucarem ou se sentirem mal durante a festa.

7 - Momento de valsas


Não há um momento exato para a dança das valsas. A empresa de cerimonial deve ficar atenta para escolher a melhor oportunidade e cuidar para que todos os formandos sejam convocados para a pista junto com seus respectivos pares. A banda deve estar sempre preparada para executar as valsas segundo as ordens da empresa organizadora.

8 - Direitos Autorais


Em bailes de formatura que tenham uma banda no palco, é obrigatório o pagamento da taxa ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), referente aos direitos autorais das músicas tocadas. A taxa pode variar de acordo com características do evento, tais como: localização, número de pessoas, etc. É bom que a comissão esteja atenta às variações desses valores ao se definir salão de festas e número de convidados.

9- Segurança


Os seguranças devem ter a autorização da Polícia Federal para exercer a atividade com qualidade e garantia. Seguranças não autorizados podem, ao invés de auxiliar, causar tumultos ainda maiores por conduzirem as situações de modo errado. Lembre-se: um bom segurança não é aquele que somente aparenta ter força, mas o que sabe utilizá-la em prol do bem estar dos participantes do evento.

Em caso de calouradas ou shows é obrigatória a presença da Polícia Militar, que deve ser paga pelo número de policiais, tamanho do evento e tempo de duração. É necessário também um projeto feito por especialistas, especificando localização de palco, extintores de incêndio, saídas de emergência, etc. Esse projeto deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros. No caso de interferências no trânsito, também é obrigatória a presença da empresa de trânsito municipal (quando houver). Todos esses procedimentos são indispensáveis para se conseguir alvará para o evento.

10 - Presença de menores


Em eventos como bailes de formatura, é comum a presença de convidados menores de 18 anos. Portanto, é importante providenciar alvará junto ao juizado de menores para que não haja situações desagradáveis, pois qualquer festa pode ser fiscalizada a qualquer momento.

11 - Energia


É necessário que os formandos verifiquem com o produtor a necessidade de geradores de energia, que são bastante úteis principalmente em épocas de chuva, quando são mais freqüentes as interrupções no fornecimento de energia. Esse detalhe pode salvar a festa, pois muitas vezes a rede elétrica do local atende às necessidades de energia em condições normais de funcionamento, mas não estão preparadas para grandes shows.

Passo a passo: o que fazer primeiro?




Dentre as diversas providências que devem ser tomadas para realização de um evento, deve-se atentar para a ordem e uma antecedência mínima em que os fornecedores de serviços devem ser contratados. Verifique os prazos dos principais itens de uma festa:
1º - Banda: a escolha deve ser feita de 8 meses a 2 anos antes do evento, pois é preciso visitar, avaliar, negociar e fazer a contratação. A disponibilidade da banda escolhida na maioria das vezes é o que determinará a data da festa.
2º - Local da festa: após escolhida a banda, deve-se procurar um espaço que atenda às necessidades da turma, levando em consideração a quantidade de convidados, as instalações, tais como cozinha, banheiros, espaço para palco, estacionamento, etc. A escolha do local em alguns casos poderá ser feita antes da contratação da banda. Essa prioridade dependerá da disponibilidade das empresas de banda e espaços para eventos.
3º - Buffet: após definido a banda e o salão, deve-se escolher um buffet. Recomenda-se a degustação dos salgados, doces e pratos quentes para a escolha do cardápio da festa. Uma boa idéia é pedir referências da empresa à turmas já atendidas previamente. É importante que nenhum detalhe sobre o número de convidados seja omitido ou mascarado, pois a falta de comida ou bebida em uma festa é uma grande gafe.
4º - Cerimonial: responsável pela produção e organização das solenidades. Procure referências das empresas antes de contratar. Recomenda-se a contratação de empresas com experiência comprovada na realização de formaturas.

Modelos de Agradecimentos Cerimonial

Agradecimento: A Deus
Texto: "Quando buscarmos a verdade de um modo definitivo, nossa vida mudará por completo, porque há uma linguagem através do silêncio que nos aponta o que fazer”.

Agradecimento: Aos Colegas
Texto: "Soubemos conviver e respeitar-nos ainda que nem sempre compartilhássemos as mesmas idéias. Lutamos, sobrevivemos, crescemos... Acima de tudo, como seres humanos. E por tudo, a saudade há de ficar. Aos que não constam na lista, que a ausência nunca signifique o esquecimento."

Agradecimento: Aos Funcionários
Autor: Charles Chaplin
Texto: "Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."
Agradecimento: Aos Mestres
Texto: "A um homem nada se pode ensinar, tudo o que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo. Nossa gratidão a vocês que, pela amizade ou pelo simples convívio, nos apontaram um caminho."
Agradecimento: Aos Pais
Autor: Rui Barbosa
Texto: "Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai”.
Agradecimento: Aos Pais Ausentes
Texto: "Quando subir ao palco para receber o meu diploma, sentir-te-ei ao meu lado: lindo, sorrindo feliz. Sentirei tua mão carinhosa afagar meus cabelos e, nesse instante, te abraçarei em silêncio, sorrirei para você e deixarei fluir esta emoção em misto de imensa alegria e saudade e hei de ser fiel aos teus princípios, pois tudo o que me ensinaste é fruto de todo este meu trabalho."
Agradecimento: Aos Que Amamos
Texto: "Com vocês, que entenderam nossas ausências, aceitaram nossas omissões, compartilharam de nossas lágrimas e sorrisos, dividimos, agora, o mérito desta conquista. As alegrias de hoje também são suas, pois seu amor, estímulo e carinho foram as armas desta vitória”.
Agradecimento: Aos Técnico-Administrativos
Texto: "Talvez representemos apenas mais uma turma que parte e não sejamos mais que uma rotina. Mas a convivência nos tornou amigos e na partida levaremos saudade, deixando o agradecimento pela dedicação de vocês, que viveram e dividiram todas as angústias, frustrações e alegrias”.

Modelo de Juramento Formatura Pedagogia

Curso: Pedagogia

Juramento:

“PROMETO, / NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO, / ENFRENTAR OS DESAFIOS/ QUE A EDUCAÇÃO ME PROPÕE, DENTRO E FORA DA ESCOLA, / COM CRIATIVIDADE, / PERSEVERANÇA E COMPETÊNCIA, / BUSCANDO NOVOS CAMINHOS / PARA O PROCESSO EDUCACIONAL. / PROMETO TRABALHAR POR UMA EDUCAÇÃO / PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL, / ÉTICA E POLÍTICA, / PARTICIPANDO PROFISSIONALMENTE / DA CONSTRUÇÃO DO HOMEM ÍNTEGRO, / DA HUMANIDADE E DA PÁTRIA”.

Modelo do Termo de Adesão por Cursando

Termo de Compromisso



Eu ___________________________________________, Carteira de Identidade de número _____________________, atesto estar ciente, e me comprometo a cumprir as normas estabelecidas pelo Estatuto da Comissão de Formatura do curso de Pedagogia – Pólo de Cruzeiro do Oeste – AFP 2008/1.







_____________________________, ______ de ___________________ de ________.

Sócio:___________________________

Modelo do Nosso Estatuto

Estatuto AFP 2008/1
Estatuto do Corpo de Formandos
Comissão de Formatura da Turma de Pedagogia
da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Pólo: Cruzeiro do Oeste

Capítulo I
Da origem, organização e finalidade

Art. 1º - A Associação de Formandos de Pedagogia de julho de 2006, denominada neste documento como AFP 2008/1 ou simplesmente como Associação, é uma entidade de classe autônoma, própria e distinta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com objetivos específicos e sem finalidade de lucro, por iniciativa dos alunos que irão diplomar-se em julho do ano 2012.

Art. 2º - A sede social da AFP 2008/1 está localizada no Pólo de Cruzeiro do Oeste, sala 38, do Instituto de Ciências Bológicas da Faculdade Irineu Rezende, situada à Avenida Getúlio Vargas, N.º 623, na cidade de Cruzeiro do Oeste, Paraná.

Art. 3º - O tempo de duração das atividades é determinado pela data de promulgação deste estatuto até o último dia do primeiro semestre letivo de 2012, com liquidação de seu ativo líquido, podendo ser prorrogado de acordo com a decisão da AFP 2008/1.

Art. 4º - A AFP 2008/1 terá suas atividades regidas pelas normas contidas neste Estatuto e tem por finalidade arrecadar recursos financeiros para arcar com as despesas de formatura de seus associados, na ordem de prioridade a seguir:
1 - Colação de Grau; 2 - Ritual religioso; 3 - Festa.

Art. 5º - A principal fonte, certa e permanente, de que se constituirão os recursos da AFP 2008/1 será decorrente da participação dos sócios (alunos), mediante pagamento da mensalidade estabelecida em Assembléia Geral. O capital social é constituído por R$ 600,00 (seicentos reais) multiplicados pelo número de sócios, onde cada sócio dividirá a sua quota em 46 parcelas pagas mensalmente. O valor do capital social pode ser alterado segundo disposições do Art. 24º.
Parágrafo Único - A AFP 2008/1 poderá, a seu critério ou quando sugerido ou solicitada por sócios, organizar promoções artísticas, esportivas, de lazer e quaisquer outras, desde que legais, com o objetivo de angariar recursos extras, bem como cobrar taxa de admissão de novos associados.

Art. 6º - A AFP 2008/1 será gerenciada por um corpo administrativo de no mínimo 2 (dois) e no máximo 8 (oito) membros, como disposto no Capítulo III, cujos atos administrativos serão submetidos periodicamente ao exame e parecer do corpo de associados.
Parágrafo 1º - Responderão civil e/ou criminalmente os membros da administração que, no exercício de suas funções, vierem a transgredir as normas vigentes e colocar em risco o patrimônio da Associação.
Parágrafo 2º - Aplica-se a qualquer associado o disposto no parágrafo primeiro, implicando no afastamento do sócio do quadro de associados.

Capítulo II
Dos sócios

Art. 7º - São considerados sócios da AFP 2008/1, e com direito a voto, todos os acadêmicos em Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Pólo de Cruzeiro do Oeste que, sem impedimentos legais, forem admitidos como tais, mediante o preenchimento de formulário próprio e aprovados pela diretoria da AFP 2008/1, mantendo-se em dia com as contribuições mensais estipuladas pela Assembléia Geral e obedecendo a este estatuto e deliberações da sociedade.
Parágrafo Único - Poderão ser admitidos novos sócios até o último dia do segundo período letivo de 2009, desde que efetuem o pagamento já integralizado pelos sócios fundadores (inclusive a renda referente aos eventos), acrescido das mesmas correções já incididas no montante em caixa, para que todos tenham a mesma importância. Este valor é calculado dividindo-se o total arrecadado até o momento (incluindo parcelas mensais dos sócios, contribuições extraordinárias, rendas em eventos, rifas etc) pelo seu número de sócios, calculados os devidos juros incidentes sobre a quantia. O pagamento, se necessário e a critério da administração, poderá ser feito ‘a vista ou dividido em até 6(seis) vezes (parcelas mensais).

Art. 8º - A admissão como sócio processar-se-á através da simples manifestação de vontade, formalizada com a assinatura do interessado na ficha de cadastramento, o efetivo pagamento das contas anteriores e o deferimento do pedido pela diretoria, em nome do corpo de sócios.

Art. 9º - No fechamento das contas da Associação, o associado que estiver em débito com a comissão relacionado a mensalidade e/ou eventos não terá direito à participar da colação de grau, do ritual religioso e da festa, até que preste contas com a Associação.

Art. 10º - São deveres dos sócios:
I. Pagar em dia o valor da parcela mensal.
II. Comparecer às Assembléias Gerais da AFP 2008/1 sempre que convocados.
III. Comprometer-se financeiramente com todos os atos da Comissão de Eventos na venda de convites, rifas, etc..
IV. Ler regularmente o Fórum Livre, opinando, reclamando e dando sugestões onde a AFP 2008/1 estará divulgado suas atividades e resoluções, serviço interno disponibilizado no Programa de Estudos Moodle (AVA) utilizado obrigatóriamente por todos os alunos do Pólo de Cruzeiro do Oeste.
V. O cumprimento fiel dos dispositivos estatuários, bem como o acato às decisões do Conselho.
VI. A participação, quando requisitada, de um ou mais grupos de trabalho que venham a ser formados no intuito de fazer cumprir os objetivos da comissão.
VII. Participar de toda e qualquer atividade promovida pela comissão;
VIII. A participação nas Assembléias Gerais, bem como a proposição aos membros da Diretoria as medidas que julgar convenientes aos interesses da comissão.
IX. Participar da organização de eventos, através de convocação de grupos voluntários;
X. Guardar os comprovantes de pagamentos de suas mensalidades, permitindo à Comissão o acesso aos comprovantes sempre que esta julgar necessário.

Art. 11º - São direitos dos sócios:
I. Obter dos membros administrativos da Associação os esclarecimentos sobre quaisquer dúvidas quanto ao funcionamento e/ou administração da AFP 2008/1.
II. Requerer seu afastamento do quadro de associados, obedecidos os critérios estabelecidos neste Estatuto.
III. Estabelecer, por votação, a escolha do(s) paraninfo(s) e do(s) homenageado(s) da turma.
IV. Para o sócio exercer seus direitos, deve estar rigorosamente em dia com seus deveres e obrigações.
V. Os associados receberão convites para o Baile de Formatura em quantidade de cinco convites cada sócio, respeitando a renda disponível para a realização do Baile. Os membros da Comissão de Formatura terão direito a 30% a mais do numero de convites definido para cada associado. Caso um membro não permaneça na Comissão por todo o período que a mesma durar, receberá um número de convites extras proporcional ao tempo que permaneceu na Comissão, respeitando o máximo de 30% a mais que o número de convites estabelecido para os associados que não participaram da Comissão.

Capítulo III
Da Diretoria

Art. 12º - A AFP 2008/1 será dirigida pela Diretoria, sendo esta composta pelos seguintes cargos e comissões, devidamente eleita por voto aberto em Assembléia devidamente registrada em ata própria:

PRESIDÊNCIA: Elisângela Giordana Guedes
VICE-PRESIDÊNCIA:
SECRETARIA: Hilda Formicoli Cappellari
TESOURARIA: Teresa Loução
COMISSÃO DE EVENTOS: Dinízia Franck, João Henrique Ferreira da Cunha e Claudilene da Silva
COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: Carlos Alberto Pereira dos Santos

Parágrafo 1º - A Diretoria será composta pelo mínimo de 2(dois) e máximo de 8 (oito) membros.
Parágrafo 2º - Não havendo o número mínimo de membros estipulado, convocar-se-ão novas eleições para preenchimento das vagas disponíveis.

Art. 13º - Caberá ao Presidente e ao Tesoureiro representar a sociedade passiva e ativamente, judicial e extrajudicialmente.
Parágrafo Único - São atribuições específicas dos Representantes legais:
I. Firmar os contratos em nome da AFP 2008/1, conjunta ou individualmente.
II. Assinar cheques sempre em conjunto.

Art. 14º - São atribuições da Presidência:
I. Convocar e presidir as reuniões da AFP 2008/1 sempre que necessário.
II. Decidir as questões de ordem.
III. Organizar as pautas dos trabalhos.
IV. Representar a AFP 2008/1 nos contratos a serem firmados.
V. Proferir voto de qualidade ("voto de Minerva").

Art. 15º - São atribuições da Secretaria:
I. Secretariar os trabalhos nas reuniões da comissão.
II. Registrar os eventos e ocorrências em livro próprio.
III. Organizar os papéis e averiguações referentes à AFP 2008/1.
IV. Redigir os documentos a serem remetidos as pessoas físicas e jurídicas externas à AFP 2008/1.
V. Manter em ordem, atualizados e devidamente registrados, os livros e documentos da AFP 2008/1.

Art. 16º - São atribuições do Tesoureiro:
I. Contabilizar em livro próprio o movimento financeiro da AFP 2008/1.
II. Apresentar sempre que necessário o relatório sobre informações financeiras e contábeis do fundo da AFP 2008/1.
III. Assinar cheques em conjunto com o Presidente.
IV. Apresentar relatório do movimento financeiro ao Conselho Fiscal semestralmente ou sempre que solicitado.
V. Representar a AFP 2008/1 nos termos do Art. 13º.
VI. Divulgar mensalmente o balancete da Associação.

Art. 17º - São atribuições da Comissão de Eventos:
I. Formular projetos de eventos da AFP 2008/1.
II. Contatar patrocinadores para a AFP 2008/1, mediante aprovação da Diretoria.
III. Contatar firmas ou empresas que cuidem de produtos ou serviços que seja do interesse da AFP 2008/1.
IV. Prestar contas à Tesouraria ao final de cada evento realizado.

Art. 18º - São atribuições da Comissão de Comunicação Social:
I. Contatar órgãos de imprensa, professores ou empresas quaisquer, a fim de promover a AFP 2008/1.
II. Comunicar ao Corpo Social as atividades desenvolvidas pela sociedade.
III. Publicar as atividades desenvolvidas pela AFP 2008/1.
IV. Exercer o controle de pagamento das mensalidades em conjunto com a Tesouraria.

Capítulo IV
Do Conselho Fiscal

Art. 19º - Cabe a cada um dos sócios fiscalizar a AFP 2008/1 mediante requerimento de prestação de contas, bem como examinar, a qualquer tempo, livros, controles ou documentos da AFP 2008/1, com marcação prévia de data e horário.

Capítulo V
Da Assembléia Geral

Art. 20º - A Assembléia Geral é soberana para decidir sobre os destinos da AFP 2008/1 e compõe-se de todos os sócios regularmente inscritos e em dia com suas obrigações.

Art. 21º - A Assembléia Geral será convocada sempre que os interesses da AFP 2008/1 exigirem o pronunciamento dos sócios.

Art. 22º - As Assembléias Gerais Ordinárias serão convocadas no início de cada semestre, mediante aviso divulgado pelo e-mail individual de cada aluno e também no Fórum Livre com no mínimo 3 (três) dias úteis de antecedência.
Parágrafo 1º - Os temas que devem ser discutidos em Assembléia Geral são aqueles relacionados a decisões pertinentes aos objetivos da Associação.
Parágrafo 2º - As Assembléias Extraordinárias serão convocadas segundo disposições do Art. 23º. A Assembléia realizar-se-á em primeira chamada com quórum mínimo de cinqüenta por cento mais um dos sócios, e em segunda chamada, trinta minutos após a primeira, com qualquer quórum.
Parágrafo 3º - As decisões da Assembléia serão tomadas pelo voto livre e direto dos associados.
Parágrafo 4º - As decisões da Assembléia anterior são soberanas e deverão ser lavradas em ata assinada pelos presentes na primeira assembléia posterior àquela.

Art. 23º - A Assembléia Geral será convocada extraordinariamente nos seguintes casos:
I. Convocação por parte da Diretoria, havendo motivo justificado.
II. Reforma do Estatuto.
III. Eleição da nova Diretoria, observando o disposto no Art. 12º.
IV. Por convocação por 1/3 (um terço) dos seus associados, havendo motivo justificado.

Capítulo VI
Das mensalidades

Art. 24º - O valor das mensalidades, para os alunos caracterizados pelo Art. 7º do presente Estatuto, será estipulado em R$10,00 (dez reais). Este valor poderá ser corrigido por decisão tomada em Assembléia Geral. Serão 46 (quarenta e seis) mensalidades contadas a partir de agosto de 2008 até junho de 2012. As mensalidades devem ser pagas ininterruptamente neste período, mesmo em caso de férias escolares, paralisação ou greve.

Art. 25º - As parcelas serão vencíveis no dia 03 de cada mês, caso este mesmo não seja um dia útil, o prazo de vencimento se estenderá até o primeiro dia útil após o dia em questão. Esta data será fixa para todo associado, podendo ser alterada com aviso prévio à Comissão.
Parágrafo 1º - Não se efetivando a quitação da mensalidade na data de seu vencimento, haverá uma tolerância de 3 (três) dias para que o pagamento seja efetuado sem nenhum acréscimo. Após esse período, será cobrada uma multa moratória no percentual de 2,0% (dois por cento) e juros de 0,67% (zero vírgula sessenta e sete por cento) ao dia sobre o valor da mensalidade, sendo que os anteriores, multa moratória e início da cobrança de juros começam a incidir a partir do primeiro dia após o vencimento, ressalta-se ainda que os centavos do juros diário são arredondados para o menor valor.
Parágrafo 2º - Os pagamentos deverão ser feitos através de carnê ou boleto bancário em conta especialmente criada para este fim, sendo que os comprovantes de depósito devem ser levados ao tesoureiro que confirmará o depósito.

Capítulo VII
Do afastamento do sócio

Parágrafo 1º - Em caso de afastamento do associado, preceder-se-á o ressarcimento das quantias pagas pelo mesmo sob as seguintes condições:
I. Caso o afastamento se dê antes do primeiro dia letivo do primeiro período letivo de 2009, o associado será ressarcido de 85% do montante total de suas mensalidades pagas até o momento.
II. Caso o afastamento se dê entre o primeiro dia letivo do primeiro período letivo e o último dia letivo do segundo período letivo de 2011, o associado será ressarcido de 50% do montante total de suas mensalidades pagas até o momento.
III. Caso o afastamento se dê após o último dia letivo do segundo período letivo de 2011, o associado não terá direito a nenhuma restituição ou ressarcimento.
Parágrafo 3º - O associado que permanecer em débito com a AFP 2008/1 por período superior a 3 (três) meses, sem apresentar justificativa por escrito, será afastado do quadro de sócios da Associação, sem direito a restituição financeira.

Capítulo VIII
Das considerações finais

Art. 26º - A liquidação final do ativo líquido da AFP 2008/1 será processada após o encerramento de todas as suas atividades da seguinte forma: o saldo positivo do ativo líquido, após realizadas todas as despesas objetivadas, será gasto com eventos como churrascos, festas e choppadas, sendo que estes eventos destinam-se, inicialmente, única e exclusivamente ao deleite e confraternização dos associados.

Art. 27º - Qualquer mudança, emenda ou reforma neste Estatuto deverá ser aprovada por Assembléia Geral especialmente convocada para tal, com aprovação de maioria simples (50% (cinquenta porcento) dos associados mais um).

Art. 28º - Casos omissos neste Estatuto serão submetidos à apreciação e decisão da Comissão de Formatura, podendo ser levados à Assembléia Geral.


Cruzeiro do Oeste-PR, 20 de Agosto de 2008.

Boas Vindas!

Prezados colegas em Pedagogia e em diversas áreas de EaD
Saudações

Estamos aqui para apresentar nossa proposta pioneira que é a de implantar nossa Comissão de Formatura da Turma de Pedagogia da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - EaD - Pólo de Cruzeiro do Oeste-Pr.
O projeto que é pioneiro segundo informações de nossos tutores e professores, tem como um de seus principais objetivos "motivar" nossos colegas em torno de um objetivo comum é que o de chegar ao fim do curso de quatro anos com total dedicação, empenho e distinção. Como nossa missão é a de estudar, queremos crer que tudo o que girar na esfera de união e que não atrapalhe nossa missão relativa aos estudos, virá para unir e fortalecer nossa turma e estabelecer interstícios que nos complementem como a uma família. Para tal, elaboramos a Comissão de Formatura, processo que passou por diversas etapas iniciais: Assembléia para eleição da Comissão, elaboração da Ata da Assembléia, Assinatura do termo de compromisso de cada futuro formando para com a comissão, Estatuto com todos os deveres e obrigações da Comissão e dos formandos, reuniões durante momentos presenciais, dentre outras atividades. Todo o processo será aqui especificado visando dividir nossa experiência com os demais colegas e nos colocamos a disposição para ajudar e disponibilizar informações para que os colegas em EaD de todo o Brasil possam fazer o mesmo.

Forte abraço

Carlos A. P. Santos
Comissão de Comunicação Social
Corpo de Formandos em Pedagogia
EaD - UFMS - Cruzeiro do Oeste - Pr